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A importância da liderança para o sucesso das organizações



Por Fábio Pinto Camargo

Administrador, especialista engenharia de produção, coordenador sênior na HBR Consulting.


Objetivo


O objetivo deste texto não se resume a fornecer uma análise resumida do tema. Propõe a reflexão sobre experiências e ações do dia-a-dia na cultura de liderança das organizações e como os líderes influenciam e mudam o contexto em que as pessoas trabalham e os resultados que produzem.

O líder tem a oportunidade de conduzir a empresa para ir além do resultado individual, avançando no desempenho de equipe em direção à alta performance organizacional, chave para a sustentabilidade. Introdução

Liderança, no contexto das organizações, costuma ser um termo intercambiável com governança ou gestão, mas, o conceito é mais amplo. Liderança é a capacidade de um indivíduo influenciar continuamente um grupo de indivíduos em termos do seu convencimento, engajamento e motivação em torno de ideias, planos ou ações propostas por aquele indivíduo, o líder.

O desempenho da liderança empresarial tem sido observado com crescente interesse e atenção devido à cada vez mais comum ocorrência de problemas de solvência e sustentabilidade das empresas. Este incremento no número de organizações que se veem frente a situações desafiadoras é um fenômeno global e está ligado à maneira com que as empresas e instituições são geridas face a um ambiente de negócios mais complexo, diferente, em constante mutação e mais imprevisível.

Para visitarmos esta questão iremos concentrarmo-nos na figura principal seja ele presidente executivo, diretor superintendente, diretor geral ou CEO (chief executive officer), os títulos comumente atribuídos ao principal executivo, cuja figura concentra o máximo de autoridade dentro da organização ou instituição, ou seja, a liderança. O desafio do líder

O líder tem um papel único nas organizações, sobre seus ombros pesa a maior parcela de responsabilidade pelo sucesso do negócio. No ambiente complexo do século 21 a cobrança por alta performance dos líderes está exacerbada. Segundo Simon Bere, em Exploring CEO Performance, Success and Failure (2019), essa complexidade demanda tomar decisões corretas, rapidamente, em um ambiente notadamente volátil onde novas decisões são exigidas antes mesmo das decisões anteriores terem sido implementadas. Em outras palavras, a demanda pela alta performance cresce em significância e é cada vez mais exigida, isso em um ambiente onde a ocorrência de falhas é mais provável do que nunca, criando, assim, um sério paradoxo.

Então, o maior desafio atualmente posto à frente das lideranças é saber entregar performance indo contra as probabilidades.

Dadas as funções críticas que os líderes desempenham, a crescente complexidade de seus trabalhos no mundo VUCA do século 21 e o aumento da taxa de falhas, é fundamental garantir que aqueles que ocupam ou são levados a postos de liderança estejam bem preparados para o trabalho e, uma vez que ocupem o cargo, estejam bem equipados e bem apoiados para garantir que se sobressaiam e entreguem resultados crescentes, em vez se verem em estagnação ou mesmo em queda.


Saber exatamente onde repousam as causas ou as características de liderança que determinam seu sucesso ou fracasso tem sido tema de estudos há décadas. Estilos de liderança foram estudados e perfis de líderes foram desenhados, mas, todo esse esforço esbarra em duas condições reais que se impõem. A primeira recai sobre a dificuldade em se enquadrar uma pessoa, o líder, em uma categoria única. Por isto, os perfis definidos pela bibliografia falam em característica predominante. De acordo com cada autor encontramos um número mágico de estilos de liderança que pode variar de 3 a 12 ou, quem sabe, até mais. O que mostra como é difícil enquadrar o comportamento das pessoas dentro de padrões preestabelecidos. A segunda dificuldade nasce do simples fato que se verifica com as pessoas quando reagem a situações semelhantes, mas em condições de compreensão ou de humor diferentes o que pode gerar reações distintas mostrando comportamento antagônicos. Afinal, pessoas podem ser e não raro são contraditórias.

Logo, é mais fácil buscarmos as causas do desempenho da liderança em atos e comportamentos específicos. Causas de fracasso da liderança

1. Ênfase na “autoridade”, com forte predominância de atitude autoritária, instilando medo e liderando pela força. Isso destrói a iniciativa, desune o time, incentiva a bajulação e inibe críticas e contribuições. Não cria seguidores, cria servos.

2. Apoio em títulos para exercer liderança é ineficaz na essência, quem muito se apoia no título mostra insegurança e falta de autoridade.

3. Recusa em realizar atividades comuns por indisposição de fazer quaisquer das tarefas simples que possam pedir a outra pessoa.

4. Deslealdade com o time é uma das mais poderosas armas para rápida destruição da liderança.

5. Inabilidade para organizar, delegar e acompanhar tarefas controlando resultados. Isto leva a duas consequências deletérias para a liderança, a centralização e o micro gerenciamento. Uma leva à sobrecarga do líder e a outra, além de ineficiente, leva à perda de perspectiva do que é importante e prioritário.

6. Não saber ou não querer reconhecer o mérito dos seus seguidores e não usar a performance do time e a excelência individual para premiar pessoas, frustra e desmotiva os talentos desacreditando a liderança.

7. Medo de competição, o chamado “medo de sombra”, é um dos erros na formação de equipes. O líder que teme competição limita a capacidade e as habilidades de seus auxiliares diretos, impedindo-o de delegar livremente. Assim, dificulta a tarefa de liderança por restringir seu raio de ação e a sua capacidade de atentar para os detalhes dos múltiplos temas de interesse para a gestão da organização.

8. Incapacidade de pensar cenários e desenhar ações estratégicas, induzindo à perda de oportunidades ou à inaptidão para enfrentar emergências.

9. Excessiva auto suficiência e egocentrismo levam a não dividir o mérito pelas realizações, produzindo ressentimentos por um lado e por outro induzindo ao isolamento e ao abandono do líder quando de revezes.

10. Comportamento deseducado, grosseiro ou desequilibrado resulta na perda de respeito pelo líder. Destemperança em qualquer de suas formas destrói a confiança na capacidade da liderança.

Há outras causas de diminuição ou perda da liderança, mas, as acima são as mais comumente observadas ao lado de um comportamento crítico que – embora não seja em específico um comportamento de liderança, mas uma condição – acentua e agrava os seus aspectos negativos eventualmente presentes. Trata-se de uma deficiência de conhecimento e se manifesta pelo desapreço às melhores evidências em favor do “feeling” ou da repetição de decisões ou práticas que deram certo no passado, em situações ditas similares, mas possível e provavelmente distintas nas circunstâncias e condições manifestas. A liderança e as razões do sucesso

1. Líderes têm habilidade para influenciar o pensamento e o comportamento das pessoas e líderes empresariais são capazes de exercer positivamente essa influência comprometendo seus auxiliares e outros colaboradores com seus objetivos e na sua consecução.

2. Líderes têm pensamento estratégico, pensam o panorama geral, são capazes de se elevarem acima da urgência do dia-a-dia e analisar e entender os fatos e acontecimentos a partir da sua perspectiva mais ampla.

3. Um dos pilares da liderança é a confiança depositada no líder. Confiança é conquistada através de comportamento profissional previsível e consistente. Confiança exige reciprocidade. O líder deve, como princípio, confiar e acreditar no melhor das pessoas.

4. Outro pilar da liderança repousa na credibilidade do líder. Resume-se em fazer o que diz, cumprir o que promete e ser honesto na comunicação e interação com os demais.

5. Os líderes têm um alto nível de integridade e princípios morais e éticos, mantendo sua integridade pessoal não importando as circunstâncias ou com quem estão lidando.

6. Líderes não ordenam simplesmente. Orientam, ensinam e esclarecem os porquês das decisões, respondendo aos questionamentos, esclarecendo as dúvidas dos colaboradores e compartilhando a importância de cada aspecto da sua estratégia.

7. Líderes trabalham em equipe, em conjunto para alcançar objetivos e atingir metas. Operam encorajando a colaboração mútua em direção a objetivos comuns e quando esses objetivos são cumpridos reconhecem o mérito de seus times e dividem a celebração do sucesso.


8. Líderes formam outros líderes promovendo e apoiando o desenvolvimento de outros indivíduos, visando prepará-los para ocupar funções de liderança nos diversos níveis da organização.

9. Líderes analisam e tomam decisões consultando o time, amparados por fatos comprovados, dados confiáveis e nas melhores evidências disponíveis.

10. Líderes não praticam as 10 causas de fracasso da liderança listadas no tópico anterior.

Obviamente, é possível encontrar outros fatores-chave para o sucesso da liderança. Mas, os pontos acima estão entre os mais citados em estudos e pesquisas sobre o tema e, tão importante quanto, são comprovados pela observação empírica em diversas empresas e instituições que se destacam pela excelência nos mais diversos setores.

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